30/03/2014

Balanço FDS 10

Neste FDS optei por não ter uma to do list.
Fui tomando nota do que fiz no fim de semana. Muitas destas coisas posso fazer durante a semana. Dessa forma, fico com o FDS para descansar e passear.

Comecei por arrumar a roupa, sapatos, objetos e papelada no meu quarto.
Limpei o chão do meu quarto.
Dobrei e arrumei roupa que não precisa de ser passada a ferro. Passo muito pouca roupa, t-shirts do filho e pouco mais.
Separei roupa para lavar.
Fui as compras de supermercado, penso que só irei outra vez no meio da próxima  semana para comprar mais vegetais e fruta.
Fui comprar umas coisas para a casa, um tapete novo para a casa de banho e uns frascos para a cozinha, para guardar as sementes e bagas.
Vi o mobiliário de jardim dos meus sonhos...
Fiz um jantar rápido no sábado: "esparguete com..."
Fiz caldo verde com salpicão.
Fiz macarronete de legumes com caril e camarão salteado.
Limpei a casa de banho.
Comecei a ler um livro novo.
Escrevi no blog.
Li alguns blogs.
Vi televisão.
Pensei sobre a vida.
Tentei não pensar no trabalho que ficou na secretaria a acumular.
Orgulhei-me do meu filho.
 Joguei xadrez.
Deixei-me ficar na cama a ouvir a chuva.
Percebi que estou a mudar.
Limpei o chão do corredor.
Limpei a cozinha, bancadas e chão.
Fiz uma carne estufada de comer e chorar por mais, mesmo tendo esturricado o cozinhado.
Organizei o armário dos copos e das mercearias.
Preparei a marmita para levar 2ª feira.
Deixei o frigorifico com comida para a família almoçar na 2ª feira.
Olhei desesperada, várias vezes, para o monte de roupa para lavar e a chuva a cair la fora.
Desejei ter uma máquina de secar roupa.
Dormi uma sesta pequenina.

...

(Não foi necessariamente por esta ordem.)
 

Jantar de domingo: muita asneirada e um final feliz

A carne estufada foi uma verdadeira aventura com muita asneirada, mas, porque tinha congelado parte do molho da ultima carne estufada que fiz, o jantar ficou muito bom.
Fiz a carne estufada como costumo fazer, só que me esqueci da panela ao lume e queimou tudo. Retirei a carne com muito cuidado, não cheirava nem sabia a queimado. Lembrei-me do molho que tinha no congelador, aqueci-o e juntei a carne (bem estufada!). Cozi fettuccine para acompanhar. Acrescentei-lhe um miminho de salsa picada e hortelã da minha horta para compensar a desgraça e disfarçar eventual aroma a esturricado, ficou com um aspeto ainda melhor.
O jantar de domingo teve, assim, um final feliz!
A marmita para amanhã esta pronta! O que me aborrece e almoçar quase sempre o mesmo do jantar do dia anterior, mas, embora goste de cozinhar, não tenho paciência para mais tachos e panelas.



 

Caldo verde (o meu nao chega de perto nem de longe ao da minha mae)

Fiz caldo verde, há muitos anos que não fazia. Porquê?  O caldo verde da minha mãe e o melhor do mundo, do meu mundo, e e sempre ela que faz caldo verde ca em casa.

CALDO VERDE
3 cebolas médias
2 batatas grandes
2 nabos grandes
1 bocado de salpicão
Caldo verde (couve cortada a juliana)
Sal, pimenta e noz moscada
Azeite

Como fazem o vosso caldo verde?

Este ficou bom e saudável, mas falta-lhe o toque da minha mãe, que leva exatamente o mesmo mas fica muito mais saboroso! (A única diferença e que leva chouriço em vez de salpicão, mas eu não tinha e substitui um pelo outro. Ah! Ela também não utiliza pimenta e noz moscada.)



 

Almoço de domingo 12

Embora o filho tenha gostado, eu nem por isso. Houve algo que deu um aroma e sabor, muito leve, de amargo. Por isso, esta receita e comestível, não esta divinal.

MACARRONETE RISCADO COM LEGUMES DE CARIL E CAMARÃO SALTEADO

1 - Massa cozida em agua e sal.

2 - Num tacho, saltear ou estufar, se gostarem dos legumes menos ou mais cozidos,  os seguintes ingredientes. Ca em casa preferimos os legumes pouco cozidos.

Azeite
(tudo cortado aos quadradinhos:)
Pimento verde
Tomate
Courgette
Cenouras

3 - Juntar e temperar com especiarias:
Lata de cogumelos
Frasco de rebentos de feijão
Embalagem de leite de coco
Sal
Pimentas moídas
Pimentão doce
Alho em pó
Nos moscada
Caril
Malagueta

4 - Juntar a massa cozida aos legumes.

5 - Saltear uma embalagem de miolo de camarão com azeite, um pouco de sal e pimentas moídas na hora, juntar alho picado e deixar alourar. Faz muita diferença a pimenta já moída e a do moinho, acabada de moer. Eu utilizo uma mistura de grãos rosa, branca e preta.

Como nem todos comemos camarão, servi a parte e não misturei na massa com os legumes. Esta feito!

Alguém sabe o que possa ter dado o sabor amargo ao prato?
 

Loucos ou geniais?

"Aqui estão os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Aqueles que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras e não respeitam o status quo. Pode cita-los, discordar deles, glorifica-los ou calunia-los. Mas a única coisa que não pode fazer e ignora-los. Porque eles mudam as coisas. Empurram a raça humana para a frente. E, enquanto alguns os veem como loucos, nos vemos-os como geniais. Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam." (Jack Kerouac) 

Domingo, silencio, mudança

"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos e que não mudam." (Confúcio)

Se ontem dormi 12 horas, hoje já acordei a horas decentes.
A casa ainda esta silenciosa, a família dorme, os cães não ladram. E aprecio tanto este silêncio. Vejo, no acordar cedo, esta vantagem: poder estar comigo. Estar no silêncio.
Estou a mudar, considerava-me muito mais produtiva no período da tarde e da noite. O meu cérebro não funcionava antes do meio dia. Nos últimos meses, tenho acordado mais cedo e as manhãs  tem sido bem dispostas e cheias de energia.
Mudar. Mudança.

"Há um tempo em que e preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. E o tempo da travessia: e, se não ousarmos faze-la, teremos ficado, para sempre, a margem de nos mesmos." (Fernando de Teixeira Andrade)

 

29/03/2014

Armario com kit limpeza

Cada casa, cada família, tem as suas necessidades.
Na minha casa, nunca sei onde para a esfregona (a casa e grande e tem muitos buracos, com muito terreno a volta, no campo) a minha mãe utiliza a esfregona para limpar exteriores, e sei lá mais o que. Eu sou toda esquisita com esta historia das limpezas e arrumação , perturba-me não saber onde estão as coisas ou encontra-las sujas, a esfregona, a vassoura, etc.
Uma solução, pouco normal, mas que pode funcionar para a nossa casa, arranjar um armário de jardim, com o meu kit de limpeza da casa. Sim, internem-me!
 

To do list FDS 10

Acordei tardissimo, sarampatada, dormi quase 12 horas sem dar por isso, acordei não sabia onde estava nem que horas eram, detesto! Deve ter sido o cansaço.
Não me apetece fazer a to do list habitual. Vou deixar o fim de semana correr naturalmente, vou fazer aquilo que veja que e necessário relativamente a limpeza da casa, e vou preguiçar muito. Esta chuva-sol-chuva-sol, por isso não da para lavar e secar a roupa.
Preciso mesmo de estabelecer rotinas durante a semana, para que no fim de semana não passe agarrada a esfregona.
Beijinhos e abraços, divirtam-se muito neste FDS!

Peito de frango com couve e feijao

Receita nova! E suja-se pouca loiça, eu que não sei cozinhar sem sujar pilhas de loiça.

750 g peito de frango cortado aos quadrados médios
3 cebolas grandes picadas
alho picado
1 couve lombarda cortada em juliana
1 frasco de feijão branco
azeite
vinho branco
sal
pimenta
louro

Num tacho com azeite refogar-se as cebolas, junta-se a carne, tempera-se com sal, pimenta e o louro, rega-se com vinho branco. Coloca-se a couve e deixa-se cozer em lume brando, com o tacho tapado, mexendo de vez em quando. Quando estiver quase cozido, junta-se o feijão e deixa-se apurar mais uns minutos.

Simples, barato, saboroso e a cozinha fica logo limpa e arrumada. 

23/03/2014

Balanço do FDS 9

Balanço positivo, independentemente se consegui fazer tudo ou não. Quanto ao carro nem toquei...

Fiz almoços e jantares.
Fiz sopa.
Lavei a louça a mão, a maquina não funcionava, descobri, depois de lavar a loiça toda, que afinal estava desligada da ficha, por acidente.
Limpei a cozinha.
Lavei e estendi roupa.
Limpei a casa de banho.
Limpei o quarto do filho.
Fiz compras de supermercado.
Ajudei o filho num trabalho da escola.
Dormi uma sesta.
Assisti a um episódio de uma serie que gosto.
Li quase todo o livro D. Casmurro de Machado de Assis, que iniciei na semana passada.
Apanhei sol, respirei ar puro e estive no meio da natureza.

Foi um FDS muito produtivo e também consegui descansar.

22/03/2014

Ser feliz!

O que e preciso e o que não e preciso para ser feliz. Aqui esta o meu primeiro mapa mental de algumas ideias que fui retirando da internet ao longo desta semana. Infelizmente não tomei nota dos sites.
O primeiro mapa não saiu como eu queria, fiz um segundo, mas deixo aqui os dois.
Ser feliz da muito mais trabalho do que ser infeliz, mas compensa!



Já pratico algumas das coisas para ser feliz, outras ainda não cheguei la. Por exemplo, não gosto de discutir e acho que e efetivamente uma perda de tempo, quanto a preocupar-me, preocupo-me demais e não resolvo nada com isso, pelo contrario.

Relativamente a ter prazer na ocupação, tenho um lema que e o seguinte: já que tenho que fazer isto, tenho duas hipóteses, faço sem gostar ou faço com gosto! Aplico este lema  em muitas tarefas na minha vida, e coisas que não gosto muito, faço-as com prazer, com gosto e com amor, e mais fácil para mim e ficam bem feitas!

Cada ponto deste mapa da para refletir muito. Ser feliz da muito trabalho, a felicidade não cai dos céus aos trambolhões.
 

To do list FDS 9

Se bem me lembro, a limpeza do carro ficou por fazer no ultimo FDS. Estive a destralhar o quarto da minha mãe. Suponho que algumas coisas já estão no quarto dela outra vez, na tentativa de salvar as relíquias. A minha mãe e assim. Se as coisas são dela, respeito, se as coisa são minhas ou do meu filho, dou-lhes o fim que acho melhor.
A minha lista para este FDS e a seguinte:

1 - Limpar o carro

2 - Limpar a casa de banho

3 - Fazer uma escolha a tralha (roupa e acessórios) que tirei do quarto da minha mãe no FDS passado e que ficou a espera no corredor a semana toda. (Eram coisas que a minha mãe foi juntando, roupa antiga minha, do meu filho e dela.)

4 - Doar o que esta bom e não me faz falta - Colocar no contentor da Cruz Vermelha! (Ontem dei 6 sacos de roupa que andaram semanas no meu carro.)

Vamos ver como corre!

Pequenas alteraçoes de rotinas

Pequenas alterações de rotinas e de comportamentos na minha vida estão a ser muito positivas. E umas estão encadeadas noutras. Se me deito mais cedo, acordo mais cedo, despacho-me de manhã com mais calma e chego a horas ao trabalho.

1 - Deito-me mais cedo.
2 - Durmo mais e melhor.
3 - Levanto-me mais cedo.
4 - Preparo-me de manhã com mais calma.
5 - Chego a horas e, por vezes, mais cedo ao trabalho.

Falta-me ainda estabelecer rotinas da noite e de fim de semana, para ter uma semana mais tranquila e os fins de semana com mais tempo disponível para fazer aquilo que gosto. Agora que o tempo esta mais agradável, quero ir para a praia, que adoro. Com este sol gosto de passar o fim de semana ao ar livre, aproveitar ao máximo os dias para ler na espreguiçadeira, fazer caminhadas ou ir a praia. Quero chegar a sexta feira a noite e ter tudo feito em casa para entrar no fim de semana em grande e sem muita coisa para fazer.

Prioridades das prioridades:

Roupa para vestir
Preparação da comida
Compras de supermercado
Limpeza da casa de banho
...
(em atualização)

Estas foram as minhas alterações de rotinas e estas são as minhas grandes prioridades.

Bom fim de semana!

18/03/2014

Jantar de hoje: peito de frango com cebola

Quem me deu a ideia foi o meu ajudante de cozinha, que evoluiu a passos largos todos os dias. Peitos de frango com cebola, acompanhado de tomate com sementes e esparguete com queijo da ilha.

Frita-se a carne temperada (com sal, pimenta, louro, alho picado, especiarias ao gosto de cada um) com azeite. Frita-se a cebola as rodelas. Junta-se tudo. Já esta!
Corta-se o tomate as rodelas, polvilhar-se com sementes várias, orégãos, tempera-se com sal, azeite e vinagre balsamico.
Coze-se a massa com agua e sal, al dente. Escorre-se o esparguete, polvilhar-se com queijo da ilha.
Já esta na mesa!

Carne de vaca estufada

Há muito tempo que não cozinhava carne de vaca. Não sou fan, mas como. E acreditem ou não nunca tinha feito carne estufada.

CARNE ESTUFADA COM ESMAGADA DE BATATA

Carne de vaca para estufar
Sal
Azeite
Alho
Cebola
Pimento verde
Cenoura
Tomate
Cravinho
Especiarias
Louro
Vinho branco
Agua

Esperam-se os cravinhos na carne. Com azeite sela-se a carne de todos os lados. Numa panela de pressão, coloca-se azeite, a carne, sal, os legumes cortados aos quadrados, tempera-se com especiarias (eu utilizo pimentas, colorau, nos moscada, o que tiver e acho que fica bom, costumo variar um bocadinho no tempero), louro, vinho branco e agua. Vai a cozer a pressão cerca de 30 minutos. Retira-se a carne, passa-se o caldo com os legumes com a varinha mágica. Serve-se a carne com o molho espesso por cima.
Acompanhei com uma esmagada de batata, a qual juntei o azeite aromatizado com alho picado, tomilho, pimenta, tendo deixando aquecer o azeite com estes ingredientes. Juntei as batatas esmagadas. Por fim, juntei um pouco de manteiga.

Para o jantar e um bocadinho pesado e fomos dar uma caminhada para desmoer. Estava uma noite espetacular!

16/03/2014

Balanço do FDS 8

Domingo nas limpezas, e a terceira vez em 2 ou 3 meses que vou ao quarto da minha mãe e começo a destralhar e a limpar, assim se passou um dia inteiro. Ninguém merece.
Por vezes sinto que estou a remar contra a mare, mas não posso deixar de remar, se não a casa fica um caos. O sonho de ter tudo arrumadinho e bonito, não passa disso mesmo, um sonho, mas, pelo menos, vivo com um mínimo de limpeza e organização.
O carro naturalmente que ficou para trás, mais uma vez. Não vivemos, dormimos e comemos no carro.
Para mim isto e um drama e tenho que começar a encontrar estratégias para não me afetar tanto. Afinal de contas, e só uma mãe que acumula tralha e não gosta de limpezas.

Fim de semana e a cozinha

Reparei que existe um padrão no que cozinho e o fim de semana. Com mais tempo disponível e natural que faça receitas que levem mais tempo.

Formula:

FDS = Risoto + Lasanha + ... (em atualização)

Sexta-feira e um dia em que geralmente ia jantar fora ou comprava comida pronta, nunca cozinhava.
Mudei esse hábito, sexta-feira a noite faço o jantar, mas com o cansaço acumulado da semana, opto por um prato rápido, simples e maravilhoso:

Esparguete com atum (se picar um pouco de salsa fica logo outra coisa!)

Formula:

6ª-Feira = Esparguete com atum

Bom domingo!

 

15/03/2014

Almoço de sabado: risoto outra vez?!

Começo a ver uma relação: fim de semana - risoto.

(risoto = tachada de arroz muito saboroso).

Embora leve algum tempo a fazer, e fácil, vale apena o tempo na cozinha!

O que se come por ai? Bom apetite!


 

Coisas para fazer na Pascoa

Visitar museus em Lisboa.

Como ter uma vida mais calma e mais produtiva? Do caos a serenidade

A Rita do blog The Busy Woman and The Stripy Cat inspira-me, ajuda-me a refletir sobre a minha vida, que por vezes anda a uma velocidade 1000 a hora. No post " O essencial do poder do menos" refere 6 princípios da produtividade.
Alguns desses princípios já os aplico na minha vida de uma forma intuitiva, resta-me aplicar outros princípios de forma mais racional, pensada e planeada, que contribuirão para que a minha vida não se torne um caos. Tenho consciência de duas coisas: sou só uma, o dia só tem 24 horas.
Conduzo devagar, como devagar, mas ando depressa e trabalho depressa, preciso de desacelerar ainda mais.
Destralhar tem sido uma batalha que comecei a cerca de 2 anos, quer material quer emocional. Eliminar bens materiais revela-se bem mais fácil do que destralhar outras coisas.
Rotinas, para mim não e fácil estabelecer rotinas diárias, talvez porque o fator surpresa e inesperado seja uma constante no meu dia a dia. Isso e um elemento destabilizador para mim, mas tento encontrar estratégias para minimizar o impacto negativo dessas situações. Muita calma, contar ate 100, respirar fundo.
Tenho feito um trabalho mental no que diz respeito as minhas responsabilidades, algumas são  prioritárias, outras eliminei-as ou deixei para segundo plano, pois não são verdadeiras responsabilidades ou não são  assim tão importantes. As minhas responsabilidades importantes dizem respeito a família, ao trabalho, as finanças pessoais.
Arquivar papeis pessoais e da família e algo que tenho grande dificuldade. Não gosto de papelada em casa, vou ter que trabalhar muito neste aspeto.
 No meu trabalho, o mundo da papelada e informática, estou a trabalhar num método, ou melhor, tento encontrar um método para não me perder nas tarefas que tenho para executar. Não vou a internet nem ao email pessoal. Gosto de deixar as coisas separadas. No trabalho trato apenas de assuntos relacionados com o trabalho. Em casa trato de assuntos pessoais, nada de trabalho.
No trabalho nem sempre consigo focar-me num assunto de cada vez. Muitos dias e apagar fogos, não consigo levar uma tarefa ate ao fim e passar para outra. Estou constantemente a ser interrompida e a ser solicitada para outra coisa ainda mais urgente. Já tenho algum jogo de cintura e não fico stressada, mas a produtividade ressente-se muito, resultado, algumas vezes tenho que fazer um serão para que a minha secretaria não vire um caos. Tenho de trabalhar nestes pontos: estabelecer limites, fazer uma coisa de cada vez - focar-me .
Uma das coisas que considero mais importantes, na vida pessoal e profissional: começar! Começar devagar, dar pequenos passos. Reparar que as tarefas estão a ser feitas, continuar. Apreciar a conclusão dessas tarefas. Sentir satisfação e orgulho. Conseguimos! E tudo começou com pequenos passos...

 

Massas maravilhosas

Tinha em casa um livro que nunca me despertou interesse, estava na estante, parado. Uma destas noites, peguei no livro e descobri um livro maravilhoso que se chama Maravilhosa Massa. Tem receitas de massas e molhos italianos (ainda não experimentei nenhuma) que parecem ser deliciosas.



Quando experimentar uma receita destas com certeza que vou partilhar aqui!

To do list FDS 8

Bom dia! Esta um dia lindo, cheio de sol!
Para alem das tarefas habituais que preciso fazer ao fim de semana, quero apenas acrescentar uma tarefa ENORME:

Limpar o carro!

Vou faze-lo por fases porque o carro esta realmente num estado muito mau.Vivo no campo, passo todos os dias por estradas de terra e estaciono também em piso de terra. Com chuva há muita lama, com o tempo seco há muito pó.

Aspirador, pincel, panos, agua com um pouco de detergente cheiroso e muita paciência!

Bom fim de semana!

09/03/2014

Hoje ja destralhei...

... Alguns produtos de beleza e higiene que tinha numa caixa no quarto, limpei a maquina de depilação elétrica, lavei os elásticos do cabelo, arrumei canetas e lápis no lugar, ou seja, mais um passo na organização e arrumação do meu quarto.
Falta a maldita pilha de livros que tinha na minha secretaria, coloquei-os no corredor num sitio que incomoda realmente para ver se lhes dou um destino rapidamente.
Estou orgulhosa de mim, este FDS fiz muitas coisas em casa, cada tarefa de curta duração (30min em media) mas o método comigo resulta. Não fico saturada e vou fazendo. 

Almoço de domingo 11: Beringelas recheadas com o que ha!

Esta na hora de ir para a divisão mais mágica da minha casa. A cozinha! O almoço de hoje não esta programado, nem sequer pensei sobre isso. Vai ser surpresa, espero que fique comestível.
Ate já!

...

Lembram-se das Beringelas que preparei ontem? Não cheguei a fazer-las, fiz outra coisa para o almoço de sábado.
Hoje tratei das Beringelas recheadas. Para o recheio foi assim: numa frigideira com azeite coloquei alho picado, cebola picada, os quadrados das Beringelas (polpa), couve roxa cortada a Juliana, cenoura aos palitos finos, tomate picado, sal, pimenta, nos moscada, cebolinho, natas e queijo flamengo ralado.
Recheei as Beringelas e foram para o forno 20 min. a 180°C. Tirei para fora e polvilhei com queijo ralado e sementes várias. Voltou ao forno 10 min. a 200°C e... o almoço esta na mesa. Para acompanhar, espargete com pesto, que a família e de muito alimento e ninguém sofre de obesidade ca em casa.
Espero que gostem! (Sugestão: com queijo da ilha fica mais saboroso!)

Duas pequenas coisas que fazem toda a diferença

Arranjei dois cestos, um pequeno e um grande, que tornam a minha vida mais simples e organizada. Fazem toda a diferença!

Um cesto pequeno com os meus produtos de higiene, que guardo no quarto e quando preciso levo para a casa de banho. Evita a imensa quantidade de objetos, frascos e frasquinhos na bancada da casa de banho. Fica mais bonito visualmente e mais fácil de limpar a casa de banho.

Um cesto grande para a minha roupa suja, que guardo no quarto. Quando me dispo, a roupa em vez de ir para cima de uma cadeira (que não tenho!) vai diretamente para o cesto da roupa suja. Embora tenha um cesto para a roupa suja na casa de banho, torna-se mais pratico e o quarto fica mais arrumado sem aquela pilha de roupa em cima de um móvel.


(A cor dos cestos não fica bem nem mal com a decoração, mas já tinha os cestos e dei-lhes utilidade.)
 

Como organizar os sapatos

Este e um problema que ainda não consegui encontrar a solução ideal, uma forma funcional de organizar e arrumar os meus sapatos.

Os sapatos da minha mãe organizei-os da seguinte forma: os que não utiliza regularmente ou são da outra estação do ano, estão arrumados em 2 cestos (caixas) debaixo da cama. Os restantes, aqueles que estão a uso, estão no chão do roupeiro. Funciona!

Os sapatos do meu filho estão organizados de uma forma muito semelhante. Uma caixa de plástico grande com tampa e rodinhas debaixo da cama para os sapatos que não estão a ser utilizados. Os que estão a uso, estão debaixo da cama em filinha. Também funciona!

Os meus sapatos são um grande quebra cabeças para mim.

1 - Queria guarda-los todos no meu quarto. Em vez disso, tenho alguns no quarto, outros na garagem.

2 - Tenho metade dos sapatos em caixas transparentes de plástico semi rigido, outros dentro de um armário na garagem, outros ainda no chão do meu quarto.

3 - A minha cama e relativamente baixa e não cabe uma caixa por baixo. Eu também não gosto de ter coisas guardadas por baixo da cama. Faz-me confusão. Incomoda-me.

4 - Os sapatos no chão do quarto ficam cheios de pó e limpa-los da uma trabalheira.

5 - Estive a fazer uma pesquisa na internet, não encontrei nenhuma solução fantástica, a menos que gaste dinheiro nisso (armário, estante, sapateira) e não quero fazer esse investimento agora.

6 - Tenho mais sapatos do que a minha mãe e o meu filho juntos, e não utilizo a maior parte deles. Neste momento privilegio o conforto, ate porque no trabalho passo muito tempo de pé. Nada pior do que chegar a casa cansada e com dor nos pés e pernas.

7 - O meu plano por agora e limpar os sapatos que tenho no quarto, arruma-los em filinha no chão, como estavam.

8 - Numa segunda fase, ir a garagem, tirar de la todos os sapatos. Junta-los todos, escolher os que quero deitar fora ou dar (fiz uma escolha em Setembro).

9 - Arrumar os restantes sapatos nas caixas transparentes.

10 - Uma hipótese e colocar essas caixas numa prateleira no meu quarto. O investimento seria apenas numa prateleira. E claro que não evita o pó nas caixas e exige uma limpeza regular das mesmas.

11 - Fico com um problema chamado botas! A estudar uma solução...

12 - Inventariar os sapatos, botas, ténis, chinelos e afins que tenho no meu quarto, para usar no Inverno e todos os outros que estão guardados na garagem, na maioria são de verão.

13 - O meu quarto tem 17 m2, penso que e mais do que suficiente para guardar a minha roupa e sapatos, por isso, talvez o problema e ter coisas a mais.

14 - O meu quarto tem um guarda fatos com 3 portas, um espelho com uma gaveta, uma arca, um baú, um camiseiro, uma cómoda, um modulo de três gavetas com rodinhas, uma secretaria, um modulo de plástico com duas gavetas com rodinhas, um banco e a cama. O meu quarto serve para dormir, de closet e de escritório, mas não quero mais mobília, obrigada!






 
Como organizar os sapatos? Alguém tem sugestões? Como organizam os vossos sapatos?
 
 
Os meus sapatos estavam na rua a arejar, quando começou a chover... mesmo a tempo de evitar uma catástrofe.
 

08/03/2014

Almoço de sabado

Família, não espere que eu va ao supermercado comprar ingredientes para fazer o almoço. O dia esta lindo e tenho tanta coisa para fazer, que quero fazer.
Alguma coisa  há de sair para o almoço. Tenho beringelas, atum, massas, natas, ...

(Beringelas arranjadas para rechear)
 
Vamos ver o que sai daqui!

To do list FDS 7

O sol começou a brilhar, o ar esta mais quente, o cheiro da brisa e mais doce, ainda estamos no inverno, mas sinto o tempo a mudar e estou muito mais feliz. Não gosto de frio, chuva e dias cinzentos. Sofro imenso com o desconforto térmico (frio), adoro sol e calor. Parece que renasci para a vida com estes primeiros raios de sol e aragem suave e morna. E vivo no Algarve, imagine-se se vivesse no Norte.
Por isso decidi que este FDS vou ser feliz! Esta e a minha to do list para este FDS. E tudo o que fazer (ou não) não e muito importante.
1 - Ser feliz com o sol
2 - Ser feliz com o sol
3 - Ser feliz com o sol
...
10 - Simplesmente, ser feliz!

04/03/2014

Como vai o projeto 30 dias a destralhar?

Não vai. Quer dizer que para mim não resultou. Não me esqueci, tenho refletido sobre o projeto.
Ou vou começar tudo de novo ou encontro outro esquema que se adapte mais a mim, ou as duas hipóteses. Estou a pensar fazer ao FDS e com duração de 2 ou 3horas.
Uma dificuldade que tenho e saber o que fazer as coisas que decidi retirar da minha vida. Lixo e fácil: vai para o lixo ou para a reciclagem. O mais difícil são as outras coisas que considero que posso doar, vender ou quero guardar para quando precisar. Pufff
Nunca pensei que fosse tao difícil o desafeto material.
 

03/03/2014

Fazer lazanha e tao facil

Agora que aprendi, ou melhor, descobri que fazer lasanha e tão  fácil, não faço outra coisa. Hoje fiz lasanha com atum e muitos legumes saudáveis: cebola, tomate, pimento verde, courgette, beringela, cenoura, rucula, ervilhas e milho.
Deu para o jantar e para o almoço de amanhã,  todos adoramos lasanha e não tem nada a ver com as que se compram pré cozinhadas.

02/03/2014

Lar: a minha casa

Li alguns posts do blog Slow Your Home, e verdade, o lar não e só a casa . A casa e uma combinação da família, as relações, a casa (moradia, celeiro, tenda, o espaço físico onde se vive), as memorias que se vão criando, os espaços exteriores, a criatividade, a cozinha e a comida que la se prepara, a religião ou espiritualidade.

A casa não e só quatro paredes e um telhado, tem que ter uma combinação de características:
Organizada o suficiente;
Livre de tralhas e simplificada;
Decorada de forma consciente, pensada, sentida e atenta;
Preenchida de boas memórias;
Com muita luz natural e arejada;
Fazer parte de uma comunidade;
Verde, saudável e com consciência ambiental; e
Um local que proporcione tempo e espaço para aproveitar a vida.

Neste momento estou a morar com a minha mãe, na casa dela, não a sinto como minha. Somos muito diferentes e aquilo que eu sinto como a nossa casa não e o mesmo que a minha mãe sente. Ela não da importância a decoração, ao conforto, ao ruido desnecessário e ao silêncio, a comida, a tralhas, a organização, a limpeza. Por outro lado a minha mãe acaba por ter comportamentos mais amigos do ambiente, reciclagem, reaproveitamento de materiais, muito mais do que eu.

E a casa e dela. Só tenho que respeitar.

(Estou a tentar há quase dois anos sentir-me em casa na casa da minha mãe, ainda não desisti.)

London city

Um projeto a dois, que saiu de uma conversa com o meu filho sobre da nossa viagem a Paris e a adoração dele pelo Louvre (foram pelo menos 3 dias de visitas), conhecer Londres.
Podemos sonhar, desta vez com Londres!

Almoço de domingo 10

Aquele bacalhau especial do ultimo post, lembram-se? Acabei por fazer um bacalhau com os ingredientes do bacalhau cozido, mas de uma forma especial. Foi um almoço especial com a família e um amigo do meu filho, e ao que parece não me sai nada mal. Com tantos elogios começo a acreditar que tenho jeito para a coisa, mas acho que o grande segredo reside no amor que ponho no prato que faço.
Fiz assim:
Esmagada de batata com salsa
Cozi batatas com agua e sal. Numa frigideira alourei alho muito picadinho com azeite, tomilho e muita salsa picada. Juntei a batata já esmagada, liguei todos os ingredientes e já esta!
Couve salteada
Cozi as folhas de uma couve olho de boi em agua e um pouco de sal. Escorri a agua e cortei a couve aos pedaços. Numa frigideira alourei alho muito picadinho com azeite, misturei a couve e já esta!
Lascas de bacalhau com cebola
Cozi o bacalhau (uma embalagem de bacalhau congelado e já demolhado, de muito boa qualidade, faz toda a diferença!), retirei a pele e espinhas, separei em lascas. Numa frigideira, muito azeite, alho picado e cebola muito bem picadinha, deixei alourar. Reguei as lascas do bacalhau com este preparado.

Este prato fica muito bom, fácil de fazer e merece um nome. Que tal Lascas de bacalhau com cebola acompanhado por esmagada de batata e couve salteada?!
 

A procura de uma receita especial de bacalhau

Ou descubro uma receita especial ou sai uma salada de bacalhau (tudo a maluca para dentro da saladeira). Alguém tem aquela receita de bacalhau que fica sempre divinal?

Jantar de amigos

Tive um jantar com amigos ca em casa, e com pouco tempo para preparar as coisas. Sem stress, nem ao supermercado fui e já estava com muito poucos ingredientes na despensa.
Fiz creme de legumes, lasanha de legumes e salada de frutas.
Creme de legumes com cebola, batata, cenoura e abóbora, um pouco de azeite, pimenta, nos moscada e cebolinho seco.
Lasanha com cebola, alho, louro, courgette, tomate, cogumelos, azeite, pimenta, nos moscada e sal, tudo salteado. Em camadas numa travessa de vidro, molho bechamel, lasanha, legumes, varias camadas por esta ordem, finalizando com queijo ralado. Tapa-se com papel de alumínio e faz-se buraquinhos. Forno 20 minutos ou um pouco mais a 170°C, destapa-se e mais 10 min a 200° para dourar o queijo.
A salada foi aldrabada mas ficou boa: uvas sem pele e grainha, maça, pera e banana. Sumo de laranja Compal, um pau de Canela e já esta! 

01/03/2014

Salada de atum diferente

Não me deu jeito ir ao supermercado esta manhã pelo que tive que me remediar com o que tinha em casa. Mais um sábado nas limpezas.

Fiz uma salada de atum com cebola, pimento vermelho, maçã, quiwi, salsa, queijo flamengo, tudo cortado aos quadradinhos,  atum em lata, feijão frade e macarronete, temperei com azeite, vinagre de maçã, tomilho e mistura de pimentas moídas na hora. Ficou boa!
Não utilizei ovos cozidos intencionalmente; não tinha tomate, não levou; também não tinha cenoura que costumo ralar e juntar na salada. Não fez falta e ficou diferente.
 

A importancia de parar

A Rita do blog The Busy Woman and the Stripy Cat escreveu um post lindíssimo sobre "Parar". E preciso realmente de parar, para poder continuar a avançar nos meus projetos, na minha vida.
Será a tarefa mais importante deste fim de semana, chuvoso, mesmo a calhar.