23/02/2014

As minhas 25 formas de poupar dinheiro

Tirei a ideia do blog Simplicidade diária, e aqui fica a minha lista das 25 formas de poupar dinheiro.
São pequenas coisas que nos últimos 2 anos tenho feito, e, se comecei por introduzir na minha vida por motivos económicos estas pequenas alterações,  os benefícios não se ficam pela poupança.

1 - Ir ao baú das recordações. Como tenho muita roupa, ao longo dos últimos anos separo roupa para dar, para ir fora, e outras peças, porque gosto muito delas mas não as uso ou uso muito raramente, vão para o baú das recordações. O meu roupeiro tem apenas a roupa da estação e aquelas peças que uso mesmo. Quando preciso de alguma coisa, antes de ir comprar, vou ao baú e vejo se tenho algo que se adeque ao que preciso. Resultado, poupo muito dinheiro, posso variar quando estou cansada de vestir o mesmo e encontro aquela roupa para o jantar de trabalho ou aquela ocasião especial. Resulta principalmente se as peças são clássicas e de boa qualidade. A criatividade ajuda imenso, e sempre que apareço nessas ocasiões especiais, recebo elogios e não corro risco de aparecer com o mesmo vestido que aparece repetido 3 vezes nesse evento.

2 - Levar marmita para o trabalho.

3 - Cozinhar as refeições em casa em vez de ir jantar fora.

4 - Cozinhar em vez de comprar refeições prontas ou pré cozinhadas.

5 - Adeus manicura e unhas de gel.

6 - Deixei crescer um pouco o cabelo e corto menos vezes, vou ao cabeleireiro 2 vezes por ano.

7 - Faço quase toda a depilação em casa.

8 - Não tenho pacotes de TV, vejo algum programa que me interesse nos 4 canais, e para mim chega. Resultado, passo muito pouco tempo a olhar para a caixinha! Não tenho e nunca tive TV  por cabo!

9 - Deixei de ter inscrição no ginásio, pagava e nunca ia. Faço caminhadas no campo com os meus cães.

10 - Deixei de utilizar a auto estrada. Saio mais cedo de casa, vou nas calmas, gasto menos combustível e poupou na portagem. Uso só em caso de emergência.

11 - As idas ao supermercado são mais raras e de preferência com uma lista.

12 - Compro menos livros. Inscrevi-me num site de troca de livros, leio alguns clássicos através da internet e quero voltar a utilizar o cartão da biblioteca.

13 - Saio menos a noite e aos fins de semana. Se eu não gosto da noite, se sou mais caseira, tenho que me respeitar.

14 - No verão, não preciso de gastar fortunas para ter as férias de sonho. Tenho o privilegio de viver perto de praias de sonho. E eu adoro praia. Essas são as minhas férias de sonho.

15 - Quando vou para a praia levo sempre as minhas sandes, fruta e bebidas frescas. Evito o stress dos bares de praia em pleno agosto. Não gosto de bolas de Berlim nas praias (fritos!).

16 - Destralhar, organizar, arrumar. Quantas vezes já me aconteceu ir comprar um item que tenho repetido em casa, que não sei onde esta ou nem sabia que tinha.

17 - Usar tudo o que tenho. As coisas bonitas a uso! Lençóis, toalhas, roupa de mesa, vestuário, tudo a uso.

18 - Não tenho empregada de limpeza, faço eu quando posso, mas confesso que sinto muita falta.

19 - Comprar e vender alguns objetos em segunda mão pela internet, especialmente livros.

20 - Quando tenho tempo e disposição vou vender itens que não me fazem falta a feira de velharias.

21 - Fiz a revisão dos seguros e poupei algum dinheiro.

22 - Aquele material de escritório antigo (canetas, lápis, borrachas, marcadores fluorescentes, post-it, folhas, cadernos que ficaram a meio, folhas) tudo a uso.

23 - Tenho 2 impressoras em casa que não uso. Deixei de imprimir e não me faz falta para nada. Poupo imenso em tinteiros, papel e não faço lixo.

24 - Porque sou muito gulosa, comecei a fazer o bolo da semana, levo um fatia para tomar o pequeno almoço no trabalho e poupo na pastelaria.

25 - Comprei uma maquina de café e levei para o trabalho. Com o que poupei no preço dos cafés, a maquina já esta paga, e continuo a poupar sempre que não vou ao café. Tempo e dinheiro, especialmente no inverno que esta frio ou chuva e não apetece.

Quando comecei a lista pareceu-me difícil encontrar 25 formas em que tento poupar, mas afinal não foi! Faço outras pequenas coisas que se refletem não apenas na redução dos gastos económicos mas que também tornam a minha vida mais simples, organizada e... muito mais feliz.
 

2 comentários:

  1. Gostei muito das dicas... entre estas o que eu faço é cuidar do meu próprio cabelo , faço quaser tudo: hidrato, aliso com escova progressiva, corto só vou ao salão p/ as luzes. Eu corto as vezes em camadas as vezes em U fica perfeito: eu perguntei p/ a cabeleireira que faz as luzes se o corte estava torto e ela disse que estava perfeito... Vi no you tube como fazer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia vou arriscar, vou cortar o meu cabelo ;)
      Para escova, alisar, não tenho jeitinho nenhum! :))

      Eliminar