19/01/2014

Projetos para simplificar a casa e a vida

Há cerca de 2 anos que tento destralhar a minha casa, que e também a casa da minha mãe. Parece que ando em círculos, e, embora já tenha deitado muita coisa fora, só de pensar na tralha que tenho em casa e na garagem, deixa-me doente.
Tento identificar o problema que no meu caso e a tralha. A minha mãe e acumuladora, ou pelo menos, e incapaz de deitar as coisas fora ( doar ou lixo).
Por vezes, muitas vezes, também a mim me custa desfazer-me de alguns objetos.
Sou muito desorganizada, desarrumada, o que também contribui muito para o problema tralha.
Trabalho de 2 a 6 feira, saio de manhã e chego a noite, as limpezas a sério e o destralhamento, ca em casa sou só eu que faço ao fim de semana.
Sou perfecionista, o que piora o problema da tralha, e depois de muito ler na internet, encontrei várias formas de atacar o problema.
Basicamente, não querer fazer tudo num só dia e a persistência, torna o processo de destralhamento possível. Alteração de hábitos evita que se volte a situação anterior.
Assim, os projetos em passinhos de caracol, são os mais indicados, pelo menos para mim.

Projeto 30 dias a destralhar

O projeto 30 dias a destralhar, em que cada dia utilizamos 15 minutos numa tarefa diferente relacionada com tralha, parece ser perfeito para mim, que chego mais morta que viva a casa depois do trabalho. O meu desafio prende-se com o chegar ao fim dos 30 dias e não pular nenhum, haja o que houver, sem desculpas! (A tal persistência!)

Projeto 333

De forma a simplificar a vida, gosto muito desta ideia. Resumidamente, durante 3 meses só visto 33 peças de roupa, previamente escolhidas e escritas numa lista. Eu já faço algo parecido. Como tenho imensa roupa e muito pouco espaço no closet (só tenho um guarda fatos, uma cómoda, um camiseiro, um baú... só?!!!) não tenho um sitio próprio para os sapatos e malas, acabei por escolher parte da roupa e uso aquilo que tirei para fora, a restante esta nas caixas de plástico na garagem. Basicamente utilizo alguns jeans, camisolas básicas e blusas ou casacos de la. Para calçar, tirei para fora uns sapatos castanhos e umas botas pretas. Por vezes,
lembro-me daquele casaco ou camisola e vou buscar para usar. O que e verdade, e que nunca mais disse "não tenho nada para vestir!" quando abro o guarda fatos, e nunca mais pensei "o que e que vou vestir hoje?" Visto o que tenho, ao meu estilo e não estou sempre a repetir o mesmo, pelo menos não o sinto. Não perco tempo a fazer conjugações e sinto-me bem na minha segunda pele. Ok, estou longe de ter só 33 peças de roupa, mas os 3 meses com metade da minha roupa, isso eu já faço. No entanto, quero simplificar mais.

Projeto 1 ano sem compras

Esse projeto dá-me um jeito muito grande, devido a economia ca de casa, poupar, poupar...
Um ano sem compras, para alem de poupar muito dinheiro, poupo em muitas outras coisas. Não adquirir mais coisas que um dia se vão  traduzir em tralha, menos espaço ocupado por essas coisas que se compram, menos coisas em casa para limpar, a casa com um ar mais arejado, decoração clean, um estilo de vida mais amigo do ambiente, gastar o stock existente, acho que tenho t-shirts para o resto da vida, utilizar as coisas bonitas no dia a dia e que estão guardadas, e muitas outras vantagens.

Projeto destralhar em 7 dias

Este projeto de destralhamento e mais intensivo que o destralhar em 30 dias, e adaptando-o para mim, pode funcionar assim: tirar 7 dias das férias e utilizar 1 dia para cada divisão e fazer um destralhamento profundo ao meu quarto, ao quarto do filho, ao quarto da mãe, ao corredor, a casa de banho, a sala, a cozinha, a casa do jardim. Opsss, já me faltam dias! Para isso ainda preciso de passar por um processo de preparação interior, que ate ao verão poderei já ter adquirido essas competências através de projetos menos radicais e intensivos.

Projeto destralhar 2014 em 2014

Muito simples, mas muito ambicioso, este projeto. A ideia e destralhar (doar ou deitar fora) 2014 objetos durante o ano 2014.

O objetivo destes projetos ou ideias e, em primeiro lugar, provocar alterações no meu comportamento, e nunca provocar mais stress que a tralha me provoca. Por isso tenho a liberdade de os adaptar a minha medida, e em pequenos passos vou chegar ao grande objetivo, a minha vida mais simplificada, organizada e mais livre.

Projeto Limpeza da casa em 15 dias, 30 minutos por dia

Encontrei no blog Destralhar, este projeto da Limpeza da casa em 15 dias e apenas 30 minutos por dia. Tem como objetivo fazer uma rotina de limpeza de 30 minutos e em 15 dias úteis, adaptado a minha realidade e as minhas necessidades.
Em primeiro lugar fazer um levantamento das divisões da casa:
O meu quarto
O quarto da minha mãe
O quarto do meu filho
A casa de banho
O corredor
A sala
A cozinha
A casa do jardim (inclui passeios, 2 casotas e a casinhas do jardim)

Depois fazer um levantamento das necessidades de limpeza das varias divisões:
O facto de viver no campo, numa casa rústica, sem estrada alcatroada (muito pó no verão e muita lama no inverno) mais os 2 cães que dormem na cozinha (esta muito frio para dormir na casota) não facilita a minha vida de limpezas. Outro local critico e o quarto do filho, que precisa de limpeza regular. A sala, com a utilização diária da lareira, e as refeições serem todas feitas nesta divisão, também precisa de limpeza todos os dias.

Por último, fazer uma lista de tarefas diárias e afixa-la num local visível.

Ando as voltas com a calendarização das tarefas, sabendo que são só 30 minutos por dia, e descanso ao fim de semana. Parece que o tempo não chega ou que algo vai ficar por fazer, por isso começo por agendar o que considero mais importante. O tratamento da roupa não vou incluir na lista, porque não da tempo e a minha mãe dá-me uma grande ajuda.

A minha lista ficou assim:

2ª-F dia 1 - Mudar os lençóis das camas / limpeza profunda quarto da mãe
3ª-F dia 2 - Limpeza profunda quarto filho / limpeza rápida da casa de banho
4ª-F dia 3 - limpeza rápida da cozinha / limpeza profunda da sala
5ª-F dia 4 - limpeza rápida da casa de banho
6ª-F dia 5 - limpeza rápida da cozinha / aspirar e lavar o chão da casa toda

Sábado - descansar / limpeza profunda da cozinha / limpeza rápida quarto filho
Domingo - descansar / limpeza profunda da casa de banho / limpeza rápida do meu quarto

2ª-F dia 6 - Mudar os lençóis das camas
3ª-F dia 7 - Limpeza profunda quarto filho / limpeza rápida da casa de banho
4ª-F dia 8 - limpeza rápida da cozinha / limpeza profunda do corredor
5ª-F dia 9 - limpeza rápida da casa de banho / limpeza rápida casa do jardim
6ª-F dia 10 - limpeza rápida da cozinha / aspirar e lavar o chão da casa toda

Sábado - descansar / limpeza profunda da cozinha / limpeza rápida quarto filho
Domingo - descansar / limpeza profunda da casa de banho / limpeza rápida quarto mãe

2ª-F dia 11 - Mudar os lençóis das camas / limpeza profunda do meu quarto
3ª-F dia 12 - Limpeza profunda quarto filho / limpeza rápida da casa de banho
4ª-F dia 13 - limpeza rápida da cozinha / limpeza profunda da sala
5ª-F dia 14 - limpeza rápida da casa de banho
6ª-F dia 15 - limpeza rápida da cozinha

... e começa tudo de novo! Com este esquema, não me parece fácil, parece-me melhor dedicar 30 minutos a alguma coisa em casa que parece urgente, por exemplo, esta sujo vou limpar. Confiar na visão! Se a preguiça for imensa, ai sim, fazer uma lista e cumpri-la religiosamente.


Alguém conhece outros projetos deste género?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário