19/04/2015

Desafio: Ando aqui de volta do baú para construir um Capsule Wardrobe* mas o que eu queria era tudo novo

*Capsule Wardrobe  é um termo que surgiu em Londres, nos anos 70, criado pelo proprietário de uma boutique chamada Wardrobe. Não é mais do que o guarda-roupa básico ou o guarda-roupa cápsula, composto por vários itens de roupa essenciais e que não vão sair de moda. O objetivo é ter menos peças, ainda assim, ter a roupa indicada para qualquer ocasião, combinar as várias peças entre si e obter conjugações diferentes, sem deixar de ser original, e ainda, estimular a criatividade.

Os benefícios são mais que muitos, por exemplo, não perder muito tempo a escolher a roupa que vais vestir, não perder muito tempo a tratar da roupa, não ocupar muito espaço com o vestuário, ser menos uma preocupação e ter menos decisões para tomar, não fazer compras excessivas, andar bem vestido, poder investir em peças de melhor qualidade, estimular a criatividade, dar importância aos pequenos detalhes, sendo única e original. A organização e arrumação torna-se mais simples!

Há um ano atrás andei a pensar em criar algo do género para mim, mas não era o momento certo. Tinha montanhas e montanhas de roupa. Um grande apego pelos meus trapinhos, sapatos e acessórios.

Já doei mais de metade do meu guarda-roupa, mas continuo com muitos itens. Continuo com algum apego pelos trapinhos que ficaram, e um projeto destes é para me trazer alegria e não um mar de lágrimas.

Pensei então em fazer uma experiência por umas semanas. Construir um guarda-roupa cápsula, com o mínimo de peças possível e escolher alguns acessórios para usar durante a experiência.

Dentro do meu baú, já não tenho roupa de todos os estilos, géneros e feitios, como tinha antes de destralhar várias vezes. Fui fazendo uma seleção e agora tenho, maioritariamente, dois tipos de roupa: chill out e trabalho. Para mim chill out, são aquelas peças  informais e descontraídas, coloridas, para a praia ou passeios de verão, confortáveis, largas, muito compridas ou muito curtas. Para o trabalho, são peças mais clássicas e cores mais sóbrias.

Projeto para esta semana (e para as próximas):

Com o que eu já tenho (roupa e acessórios), tive a brilhante ideia de formar um grupo de roupa para o trabalho, vou apostar na ideia das peças básicas, ao estilo parisiense. Optei por este estilo, embora não seja o meu preferido dos preferidos, mas adapta-se muito bem ao dress code do meu trabalho. Além disso, tenho algumas peças básicas no baú, o investimento é zero, são peças confortáveis e elegantes. Tirando as riscas, que já não as posso ver... Não tenho algumas peças básicas deste estilo, nem vou comprar: blazer preto, blusão de pele, camisola de cachemira, tops e blusas de seda.

Peças de roupa essenciais: (25)

Trench coat bege
Algumas camisas brancas
Alguns vestidos pretos (LBD)
Calças pretas
Calças de ganga azul escuro
Calças de ganga brancas
Leggings de ganga
Tops, t-shirts e camisolas, básicos nas cores branco, preto, cinzento e bege
Camisolas às riscas
Camisola bege larga e camisola encarnada larga


Acessórios: (14)

Mala preta
Saco preto
Clutch preta
Sacola em tecido
Cinto preto
Écharpes cinzenta, bege e com padrão preto e bege
Lenço azul com padrão
Sapatos rasos pretos com cordões, sapatos bege e sapatos camel
Sapatilhas cinzentas
Fio com pendente


Deixo aqui as regras gerais (e as minhas opções e características pessoais), para  quem quiser acompanhar-me neste desafio, que é construir um guarda-roupa cápsula e usar por algumas semanas. Se embarcarem neste desafio, podem deixar um comentário para partilhar a vossa experiencia e quem tiver blogue, conte-nos tudo!

Escolha de cores
Azul marinho, cinzento, branco e bege e encarnado

Tipo de corpo
Magricela, tudo cai bem

Tom de pele, cabelo e olhos
Morena escura, castanhos escuros

Formas clássicas e padrões
Dentro do estilo parisiense

Materiais de qualidade
Vou usar o que tenho

Bom desafio! Excelente semana!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário