27/02/2015

FDS # 9

Entrei em modo de fim de semana, em tudo parecido aos outros fins de semana. Apetece-me trocar as voltas e fazer coisas diferentes. Tornar este fim de semana especial e único. Afinal de contas só vai acontecer uma vez na linha temporal do meu universo.

Tenho uma coisa em mente, nada de especial, fácil e acessível. Material necessário: pernas, ténis, roupa confortável e máquina fotográfica. A menos que caía uma carga de água, amanhã espero trazer novidades!

(O que eu faço para me obrigar a fazer uma simples caminhada amanhã de manhã.)

Bom fim de semana!

24/02/2015

Oh que chatice, noite sozinha em casa, jantar sozinha, não troco as minhas papas de aveia por nada deste mundo!

Papas sem-saboronas. Tacho queimado. Soube-me tão bem. Pelo raro momento zen. Por não ter que fazer jantar. Por poder comer no sofá sem estar a dar mau exemplo. Por não ter montes de loiça para lavar.
 
Felicidade é... comer papas de aveia!

 

22/02/2015

Couve flor gratinada e mais umas coisinhas para o jantar de domingo

Vamos lá tratar do jantar, já fiz e vou repetir: couve flor cozida al dente, orégãos, molho bechamel, polvilhada com queijo parmesão, forno 15 minutos a temperatura elevada.

Depois tenho uns tomates cherry e cogumelos, que precisam mesmo de ser cozinhados hoje, forno com eles, azeite, orégãos, outras especiarias porque que não tenho ervas frescas, vamos ver o que sai daqui.

Acompanhado com bifinhos de frango e ananás grelhados. Enjoy!

E como alguém não gosta de couve flor, lá se fez um arroz branco à pressa.



(Os cogumelos prontos para ir ao forno.)

Querida família e amigos: eu estou a mudar o meu estilo de vida! Menos tralhas, menos objetos, menos posses. Mais liberdade.

Obrigada pelos presentes, mas estou a tentar viver com menos coisas. Aquecedor a óleo. Caixa de madeira para o chá. Saco de água quente elétrico.

21/02/2015

Esta variedade toda é só uma cabeleira!

Ana Preguiça, isso são madeixas californianas, ou quê?! Ou quê, claro que está tudo ao natural, castanhos, brancos e amarelos, género mafaldinha, agora com a idade,a dar para ave rara. Gosto assim, o que querem...




 

FDS # 8

Hoje é dia de cortar cabelo e cuidar de mim.
Quem nasce com cabelo à Mafaldinha, não há muito por onde inventar. A franja é que é o problema da minha trunfa:  corto, não corto, corto... não corto!
E a m&#da do tempo que não melhora! Até tirava uns dias de férias para torrar na espreguiçadeira, em vez disso, ofereceram-me um saco de água quente elétrico que não largo desde que o recebi, o meu novo apêndice.
Bom fim de semana!
 

16/02/2015

Drogas, não façam isto!

Depois de um dia de trabalho sempre a abrir, decidi beber uma meia de leite escura ao lanche, por volta das 5 da tarde.
Resultado, já fiz uma carne estufada, uma sopa, já fiz máquinas de roupa para lavar, secar, dobrei e arrumei roupa, já lavei loiça, limpei bancadas da cozinha, e ainda estou com a energia toda. Prevejo uma noite mal dormida, caso não gaste a cafeína toda até à hora de ir para a cama.
Amanhã de manhã é que vão ser elas, e o corpinho vai pedir mais droga logo ao acordar.

10/02/2015

Não é frio, não é chuva...

... eu quero é sol e calor, sim?!!! A temperatura aumentou muito mas a sensação térmica é de frio. Molhado. Bom dia para estar no quentinho!

08/02/2015

FDS # 6

Hibernei. Do sofá para a cama, da cama para o sofá. Uns desvios à cozinha, a muito custo. Fim de semana para a desgraça, dediquei-me (quase) exclusivamente à preguiça.

Fiz três rotinas saudáveis: cozinhei algo dedicado a mim, a tarte de queijo fresco, o esparguete com bacon e molho de tomate e a molhanga de frutos vermelhos; escrevi no diário, um hábito que tento que seja diário, mas ainda é semanal e escolhi o domingo para não fazer NADA em casa.

Tenham uma semana feliz, sim?!

E a tarte, Ana Preguiça?

Comestível. Enjoy!


 

Made in Algarve #3

Passeio pelo meu quintal, ar frio e tanta beleza. É assim, Fevereiro, por terras algarvias.






 

Sem lareira, a solução foram os twins

Os dois aquecedores a óleo estão a bombar calor na sala. Já está melhor.

Como fazer uma tarte sem os ingredientes?

Massa folhada não há, mas tenho massa quebrada. Requeijão não há, mas tenho queijinhos frescos, também serve. Diz a receita que a tarte leva 5 ovos, só tenho 4, deve chegar. A farinha que não há, é tão raro usar, foi mais difícil de substituir. Meio papo-seco aos bocadinhos. Está no forno, depois digo como ficou.
p.s. também levou manteiga e açúcar, que tinha em casa.

02/02/2015

Camisola encarnada

O meu estado de espírito anda sempre muito relacionado com o estado do tempo, com a meteorologia. Por isso sigo religiosamente as previsões para os próximos dias. Acontece que,  no reino dos algarves, tem sido um inverno frio mas com muito sol, chuva nem vê-la, nada. Nem pinga de água. De tal maneira que fiquei convencida que já não iria chover este ano. Decidi lavar as minhas lãs quase todas ontem. Mudou o tempo, as lãs ficaram encharcadas e não secam.
Se repararem em alguém  que durante a próximas semanas tenha sempre a mesma camisola de lã encarnada, sou eu! As outras estão a secar.

 p.s. eu que não gosto de encarnado!

Como enganar a mente e ter uma boa segunda-feira

Ou melhor, como é que eu enganei o tico e o teco e tive uma segunda-feira razoavelmente boa? É que as minhas 2ªs costumam ser más, sofro do síndrome da segunda-feira.
Aconteceu, não programei nada.
No final de domingo, decidi mudar um pouco a minha rotina. Tomei um banho quente e relaxante, besuntei-me toda com cremes, qual spa, sequei o cabelo com o secador nas calmas, vesti o meu pijama mais bonito, vi uma série na tv (é raríssimo ver televisão), como se no dia seguinte não tivesse que ir trabalhar. Coloquei o despertador para mais tarde, pois o duche de manhã  iria ser rápido, preparei a roupa pata o dia seguinte, baldei-me à preparação da marmita.
Ora que o tico e o teco, com tamanho contentamento no domingo à noite, enrolaram-se de satisfação um ao outro e perderam a capacidade de pensar fosse o que fosse, o  que me permitiu não sofrer por antecipação e ter, para além de uma noite descansada, uma manhã muito tranquila.
O tico e o teco só perceberam que foram enganados no final do dia, mas resultou, o pior já tinha passado. Alguém com conhecimentos em psicologia pode dizer-me se isto tem alguma validade científica? 
Boa terça-feira!

01/02/2015

Já fiz o inventário da minha roupa : 377



Neste momento em que escrevo, ainda não comparei os resultados, mas, eu que até acho que nem tenho muita roupa, como muitas pipocas que andam por aí, pelos números que obtive hoje, considero um exagero. A minha meta é ter menos, mas viver feliz com esse menos. Se este for o número do meu equilíbrio, então, tudo bem.

O inventário só se refere ao que eu tenho a uso, da estação outono-inverno. Para ter estes itens, de forma arejada e arrumada, preciso de um guarda-fatos, uma cómoda e um camiseiro. Só para mim.

Para fazer o inventário precisei de 20 minutos, um caderno e uma caneta. Bem melhor do que o anterior, que levei um dia para o fazer.
A roupa de primavera-verão está num roupeiro e numa caixa de quarto sem utilização neste momento.

Então aqui vai:

Camiseiro - 151 itens
2 pijamas
1 calças de pijama
2 camisolas de pijama
8 camisolas básicas alcinhas
9 camisolas básicas manga comprida
12 camisolas básicas gola alta
2 camisolas térmicas
2 calças térmicas
31 sutiãs
38 cuecas
39 meias
1 perneiras
1 combinação para vestidos
3 colans de lã
1 botas de lã
2 gavetas cheias de meias de licra de todo o género (não contam, é para destralhar!)

Cómoda - 69 itens
50 camisolas, casacos, ... de lã ou malha
10 casacos, camisolas... de fibra polar
1 sutiã desporto
1 top desporto
1 sweater desporto
6 leggings

Guarda-fatos - 150 itens
2 robes
10 casacos, blusões, anoraks...
9 calças de ganga
2 leggins
1 calças brancas
5 calças tecido de inverno
1 colete de pelo sintético
4 camisas
2 vestidos
6 blusas
9 camisolas, casacos, ...de lã ou malha
6 chinelos
17 écharpes, lenços
4 malas, sacos
8 bolsas, carteiras, clutches
14 cachecóis, écharpes, ...
1 fita de lã para o cabelo
3 gorros, boinas
3 luvas
42 colares
1 alfinete

Calçado - 7 itens
De inverno, que estou a usar, entre sapatos, botas e botins, são 7.

377!!! Itens de inverno.

Qual é o interesse fazer o inventário?
Em primeiro lugar, dá para ver se comprei muitas coisas ou não. Recordo-me de algumas aquisições, algumas maravilhosas, para uma friorenta como eu: as camisolas e calças térmicas, 4 pares de meias para a neve e 5 camisolas de malha, para renovar as que já estavam velhotas.
Em segundo lugar, quanto faço o inventário, vejo tudo o que tenho, alguns itens esquecidos e que posso usar ou doar.
Por último, consigo ver onde cometo exageros. Muitos itens do mesmo tipo, o que é que se passa?!




 

Destralhar #4