05/09/2014

Cozinhar de forma minimalista ou a minha vida nunca mais será a mesma depois panelão que cozinhei ontem...


Tenho tantas novidades!
Já vos disse que levo imenso tempo a cozinhar?
Durante a semana, preparo o jantar e almoço do dia seguinte, cerca de 2 horas. Ao fim de semana, como tenho mais tempo livre, ele é almoço, ele é jantar, sempre coisinhas boas, demoradas e que sujam pilhas de loiça.
Prefiro não contabilizar o tempo que levo diariamente a cozinhar, a lavar loiça e arrumar a cozinha. Mas faço-o tão depressa ou tão devagar, como qualquer outra pessoa. É muito tempo. Mesmo gostando muito de cozinhar, já lavar a loiça a conversa é outra.

Já vos disse que tenho um filho gourmet, bom garfo, apreciador de boa e saudável comida e que está muito mal habituado? Come sopa, come prato principal, uma fruta ou sobremesa para aconchegar a magnifica refeição. O sonho de qualquer mãe. Mal habituado é o que foi, (ainda por cima fui eu!) porque uma pizza aqui, umas salchichas com ovos ali, uma refeição de carnes frias, queijos e pão, também são belíssimos jantares! Para o meu filho são belíssimos lanches que precedem o jantar.

Já vos disse que quero ter uma vida mais simples, livre e calma? Passar menos tempo nas tarefas domésticas e mais tempo com quem gosto e a fazer aquilo que gosto?

Já vos disse que adoro o blog zen habits do Leo Babauta? E que depois de ler que o Leo quando cozinha faz um panelão de comida que dá para alguns dias e para a família toda (ele tem 6 filhos), ainda gosto mais do blog sobre minimalismo.

Já vos disse que é este o segredo de um minimalista na cozinha? Fazer coisas muito fáceis ou fazer um panelão para várias vezes.
É que não há milagres, ou faço gourmet, dá trabalho e é preciso tempo; ou simplifico e come-se repetido, o mesmo do mesmo, várias refeições seguidas.

Já tinham descoberto isto? Associar o meu panelão de comida ao minimalismo foi novidade para mim!

Não estou a dizer que a partir de agora só cozinho panelões, de 3 em 3 dias. Quero dizer é que se o fizer de vez em quando não há problema nenhum. Nem eu nem o filhote somos minimalistas em relação à comida. Gostamos de variar ao almoço e jantar, quanto a mim aborrece-se comer mais de 2 vezes a mesma coisa.
 

1 comentário:

  1. Você faz muito bem em querer uma vida mais calma. :) Faça isso.

    Também não gosto de comer a comida por várias refeições. Hoje cozinho só o daquela refeição.

    ResponderEliminar