02/02/2014

Almoço de domingo 5

Se durante a semana cozinho á pressa, ou pouco faço - a minha mãe tem dado uma ajuda muito grande -  e porque gosto muito de cozinhar, sem stress, sem pressa, descobri que o domingo de manhã e excelente para isso.
Acordo, enquanto o meu filho dorme, a minha mãe saiu para tomar café e ir as compras, eu tomo o pequeno almoço no jardim, apanho um pouco de sol (quando o tempo o permite, aqui no Algarve muitas vezes ou quase sempre!) e vou pensando no que vou cozinhar.
Vou preparando o almoço sem correrias, sinto os cheiros e os sabores, faço tudo com calma. E dá-me um enorme prazer.
Para este domingo vou fazer também um bolo de chocolate, vou experimentar a receita da Rita, com o pormenor de não levar farinha.
Para a sopa de segunda feira, vou experimentar o creme de abóbora e batata doce, também da Rita. É que sou fan de sopa, por isso hoje temos uma bem nutritiva!
 
 
SOPA DA PEDRA
Carne de porco
Entrecosto
Toucinho entremeado
Chouriço
Morcela
Farinheira
Carne de vaca
Feijão encarnado
Couve lombarda
Batata
Cenoura
Cebola
Alho
Hortelã
Coentros
Sal

CREME DE ABOBORA E BATATA DOCE
Abobora
Batata doce
Cebola
Alho
Azeite
Cubo caldo de legumes
Salsa
Sal

BOLO DE CHOCOLATE
Chocolate em tablete
Manteiga
Açúcar
Cacau em pó
Ovos
Nozes
 
 (O bolo de chocolate saiu muito MAU, a desenformar saiu aos bocadinhos, o sabor esta bom. Vou aproveitar os bocadinhos para fazer uma sobremesa, algo com mais apresentação.)
 
 (A sopa da pedra ficou EXCELENTE!)

Sem comentários:

Enviar um comentário